quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sobre a Aquisição de Livros e Periódicos

Respondendo a um questionamento anônimo.

A responsabilidade pela elaboração da lista de compra de livros é exclusiva dos docentes. Isso ocorre porque a compra visa adquirir livros para a bibliografia básica de cada uma das disciplinas.

Apesar disso, é pertinente discutir se uma pequena fração da verba destinada não poderia ser utilizada na compra de livros sugeridos pela comunidade, por exemplo. Esta discussão necessariamente precisa ser feita no âmbito da Comissão de Bilblioteca. A representante dos alunos é a aluna Franciny, do quinto semestre diurno.

Em tempo. Esta é uma biblioteca universitária e seu principal objetivo é suprir as necessidades informacionais do curso atual e dos futuros. Uma biblioteca não trabalha apenas com livros. Ela trabalha com informação, seja ela em suporte papel ou digital.



Com relação aos periódicos, o único que é adquirido através de assinatura é o jornal Valor Econômico. Simplesmente porque não há destinação orçamentária da Reitoria. Isso desde o início da nossa existência.

Concordo que o tipo de leitura sugerido ("Poderia estar disponível na biblioteca revistas importantes como: Exame, Info Exame, Você S/A, Exame PME, HSM Management, Dinheiro Rural, Pequenas Empresas Grandes Negócios e o Jornal Brasil Econômico.") é importante do ponto de vista informativo. Mas mais importantes são as revistas científicas. Muitas delas estão disponíveis on line através do portal de Periódicos da CAPES, SCIELO e outros mais. Além disso, artigos científicos podem sewr requisitados através de um processo denominado COMUT.

Prezado "anônimo" apareça para um papo conosco aqui na Bilbioteca. São justamente as boas discussões que fazem a roda do mundo avançar.


Abtaços.

Um comentário:

  1. Gostaria de enviar minhas publicações para avaliação.
    Sou professor/Facilitador de cursos e treinamentos na área de ensino profissionalizante.

    ResponderExcluir