quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pessoal,

O modo como o mundo vem sendo moldado desde "sempre" nos indica algumas idéias.
A tecnologia e seus avanços é reponsável pelo andar da roda. Esta última, inclusive, um desenvolvimento ou descoberta, que revolucionou a história humana. Outra descoberta, a do fogo, permitiu que nossos antepassados pudessem assar seus alimentos, protege-los do frio, iluminar suas noite e defende-los dos animais.
Pois bem, o avanço da tecnologia ao longo da história humana fez desenvolver uma série de equipamentos que se prestam a uma quase infinita gama de utilizades, da pedra lascada, passando pelo metal e chegando aos materiais compostos de hoje em dia, apenas para citar um exemplo. Mas a nossa civilização depende, integralmente, de ENERGIA.

Quando se fala em energia pensa-se imediatamente na elétrica que abastece nossas casas. Mas também temos os combustíveis fósseis e aqueles derivados de biomassa. Pense por um breve instante como seria sua vida se, num estalar de dedos, todas as formas de energia "cessassem" de existir. Inicialmente, teriamos que vir trabalhar a pé ou de bicicleta. Aqui chegando teriamos as salas com muito menos iluminação, os computadores adormecidos e os aparelhos de ar condicionado silenciados. Estariamos totalmente desprovidos de comunicação com o meio externo, incapazes de produzir documentos, impossibilitados de viajar. Se ficassemos sem energia elétrica teriamos um retrocesso de cerca de 300 anos.

A energia, em todas as suas modalidades tornou-se o mais importante insumo para a manutenção da civilização tecnológica. Tanto quanto dependentes de nossos "brinquedos", estamos também dependentes da energia.

Escrevo apenas como um singelo momento de reflexão para ilustrar a nossa dependência não apenas de energia, mas do modo como a civilização moldou o mundo.


Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário