O álcool combustível vive um mau momento. Por uma conjunção de fatores o produto teve seu valor vajorado consecutivas vezes nas últimas semanas. Apenas em outubro seu valor se elevou em 10%. Mais informações: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u648322.shtml
No período em que vivemos este fato não pode ser visto como positivo, obviamente, uma vez que o álcool é utilizado por uma ampla frota de veículos automotores. Porém, o quadro atual não se compara com aquele verificado há cerca de 20 anos atrás. Naquele período filas podiam ser observadas nos postos de gasolina, especificamente nas bombas que abasteciam álcool. O preço do açúcar levava o produtor a priorizar este produto ao invés do combustível.
A questão que fez o Brasil do final dos anos 80 e início dos anos 90 do século XX diferir do Brasil nos anos recentes é a tecnologia flex fuel utilixada em uma ampla gama de motores nos carros brasileiros. Com ele é permitido aos carros funcionar tanto com álcool como gasolina, em qualquer proporção volumétrica.
O preço do álcool se elevou? Utilize gasolina! O álcool voltou a ter seu preço reduzido? Viva o álcool! Lembrando que o valos do álcool é competitivo até cerca de 70% do valor da gasolina.
Mais informações:
http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942006000100022&lng=pt&nrm=iso
Livros Existente no Acervo e Relacionados com o Tema:
Autor / Título / Localização
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Buainain, A. M. Cadeia produtiva da agroenergia (coord.): 333.79 C122
Moraes, M. A. F. D. de; Shikida, P. F. A. (org.). Agroindústria canavieira no Brasil : evolução, desenvolvimento e desafios: 338.17 A281
Instituto Cubano de Pesquisa dos Derivados da Cana-de-Açúcar. Manual dos derivados da cana-de-açúcar : diversificação, matérias-primas, derivados do bagaço, derivados do melaço, outros derivados, resíduos, energia: 600 M294
Abraços!
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
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