sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Política e Decência

política s.f. 1arte ou ciência de governar 2 arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados (...) ... 9 astúcia, maquiavelismo no processo de obtenção de alguma coisa (...).

politicagem s. f. política de interesse pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes (...).

Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

O recente caso de provável corrupção que envolve políticos no Distrito Federal não é caso isolado e nem algo recente. Infelizmente.

A corpo de políticos nacional (mundial?) provavelmente apresenta uma parcela ínfima de pessoas que de fato prezam não apenas pelo $$$ público, mas principalmente pelo ato nobre de fazer política, que é aquele onde o indivíduo político se dedica a legislar em prol da redução das mazelas sociais, de estabelecer um Estado forte em relação a política, economia, educação, saúde e soberania.

Quem faz isso? Como é feito?

Mas mesmo fora de nossos executivos e legislativos. A ganância míope e estúpida faz parte do cerne de muitos empresários e administradores da sociedade civil.

Faltam ao menos duas coisas: uma atitude civil, organizada e pacífica de dizer NÃO em muitas situações, e leis mais precisas e fortes que permitam coibir "desatinos" políticos.

Uma nova hora do voto se avizinha. Há opções no horizonte, digo, opções reais? Ou será apenas votar no menos ruim?

Pensemos, consideremos e façamos.


Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário